Parceria entre Defesa Civil Municipal e CEMADEN amplia rede de monitoramento de risco de desastres naturais em Guajará-Mirim
Instalação de pluviômetros auxiliará o órgão a analisar dados e prever a possibilidade de deslizamentos de terra, enxurradas e inundações.
O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, ampliou a rede de monitoramento de riscos de desastres naturais no município de Guajará-Mirm.
Essa ampliação ocorreu através da instalação no município mais uma Plataforma de Coleta de Dados, que é conhecida popularmente como Pluviômetro Automático.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A instalação do novo Pluviômetro foi realizado na última terça-feira, 2, por técnicos da CEMADEN na área do Posto de Saúde Carlos Chagas ,no bairro Tamandaré, na sede da Prefeitura Municipal e no quartel do Corpo de Bombeiros do município .
O Tenente Livaldo Barroso Medeiros, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, de Guajará-Mirim, explicou que os Pluviômetros irão monitorar a quantidade e a intensidade das chuvas que caírem no município. “Com isso dados serão enviados para a central e a central irá emitir alertas de risco para a cidade”, pontuou o coordenador.
Ainda de acordo com Tenente Medeiros, de posse desses dados, além dos alertas de desastres que serão emitidos, no que diz respeito a fortes chuvas, a Defesa Civil receberá do pluviômetro informações que podem auxiliar em uma análise de risco e com isso poderá prever deslizamentos de terra, enxurradas e inundações.


