Dr. Neidson defende criação de projeto de lei para reduzir área prevista na criação do Parque Estadual Ilha das Flores, em Alta Floresta

Em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (4), o deputado Dr. Neidson (PMN) comentou sobre a reunião, realizada na última semana, com vários parlamentares, para discutir a situação dos moradores do distrito de Rolim de Moura do Guaporé, mais conhecida como, Porto Rolim, em Alta Floresta, com relação à criação do Parque Estadual Ilha das Flores.

De acordo com o deputado, na reunião, presidida por uma das lideranças da localidade, Libério Ferreira Quintão, os moradores pediram aos parlamentares, que a região seja retirada dos, aproximadamente, 7% de área do Parque Ilha das Flores, previsto com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 080.

"Eu fiz uma visita à essa reserva e pude verificar várias localidades chamadas de baixões, onde diziam não haver moradores, nem pasto, nem produção, enfim. Mas existem sim, inclusive, famílias que residem ali há mais de 30 anos e que tiram seu sustento dessas terras, aliás, terras estas que podem vir a perder de uma hora para outra", destacou Dr. Neidson.

O parlamentar informou que também visitou e conversou com vários comerciantes e pequenos empresários de Porto Rolim. Eles afirmaram ao deputado, que uma das principais economias local é o turismo.

"Nós fomos nos locais afetados com a criação da Ilha das Flores e pudemos, realmente, constatar através de donos de várias pousadas, que o turismo da região será prejudicado. Segundo eles, cerca de 15 mil turistas frequentam as propriedades, anualmente. Com a criação dessa reserva, a economia deles será diretamente reduzida, principalmente com relação ao turismo local, afinal, não se pode fazer uma pesada esportiva em um parque estadual, vai tirar o emprego de várias pessoas como os piloteiros de embarcações, guias turísticos, entre tantos outros", enfatizou Neidson.

Segundo o deputado, um acordo firmado entre parlamentares e deputados prevê a criação de um Projeto de Lei que diminui os 7% de área previstos com a criação da Ilha das Flores, evitando assim, que Porto Rolim não perca seu potencial turístico e que os moradores, não percam suas terras, ocupadas há décadas.

"E o deputado Jean de Oliveira (MDB) ficou responsável em criar o Projeto de Lei para que possamos tentar resolver esse problema, e com isso, defendermos esses moradores que já estão lá há muitos anos, trabalhando e assim, evitarmos uma injustiça com essas pessoas", declarou o parlamentar.

Dr. Neidson também comentou sobre a solicitação de uma ambulancha para o transporte dos pacientes de Porto Rolim.

"Essa é outra reivindicação dos moradores que enfrentam dificuldades na hora de transportar seus enfermos. E nós fizemos o compromisso de disponibilizar recurso, via emenda parlamentar, para atender as demandas da saúde da região e adquirir a ambulancha solicitada", anunciou o deputado Dr. Neidson.

Texto: Juliana Martins-ALE/RO

Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

source http://www.drneidson.com.br/2021/05/dr-neidson-defende-criacao-de-projeto.html
Postagem Anterior Próxima Postagem