Guajará-Mirim suspende vacinação de adolescentes após orientação do Ministério da Saúde

Adolescentes ainda não fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI). Guajará foi a primeira cidade a imunizar menores de idade sem comorbidades.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Vacinação de adolescentes será suspensa em Guajará-Mirim

Guajará-Mirim, a primeira cidade de Rondônia a imunizar adolescentes sem comorbidades, informou  que não pretende prosseguir com a vacinação do grupo após o Ministério da Saúde orientar que os municípios sigam rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI).

 

O comunicado, assinado na terça-feira (28) juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), indica que o descumprimento do PNI está sujeito à “pena de responsabilidade futura”.

 

O Ministério da Saúde sobre quais seriam essas penalizações possíveis, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

 

Ainda de acordo com o documento, os adolescentes de 12 a 17 anos devem ser incluídos no PNI somente quando toda a população adulta tiver recebido ao menos uma aplicação. Serão priorizados os adolescentes com comorbidades.



Imunização em Guajará

A vacinação em Guajará-Mirim é uma das mais avançadas em Rondônia em relação às faixa etárias liberadas. Foi o primeiro município a vacinar as faixas de 20 e 18 anos. Na última semana, adolescentes de 16 e 17 também começaram a ser vacinados, mesmo sem fazer parte do PNI.

 

A gerência de imunização do município informou que a decisão foi tomada porque a grande maioria dos grupos prioritários já foram completamente imunizada - com as duas doses.

 

O Município ainda ressalta que, a partir do momento que a vacina chega ao município, é de responsabilidade própria decidir como será feita a vacinação e que é necessário avançar com a imunização de aproximadamente 1,4 mil adolescentes que fazem parte do grupo 16 anos ou mais, uma vez que o próprio governo federal determinou o retorno das aulas presenciais.

 

Até esta quarta-feira (28), 47% da população de fronteira foi imunizada com a 1ª dose, 14,8% com a 2ª e 2,1% com dose única, de acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde. Atualmente apenas pessoas com 18 anos ou mais são vacinadas em Guajará-Mirim.


Fonte: G1

                                                Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 

Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\



Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!