Nota de esclarecimento - Desconto do abono salarial

Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 

Nota de esclarecimento - Desconto do abono salarial

O Sintero vem a público esclarecer aos trabalhadores e às trabalhadoras em educação do município de Porto Velho sobre o desconto referente à alíquota de assistência médica no percentual de 9% sobre as duas parcelas do “abono salarial”.
 
Através dos Decretos nº 876/2021 e nº 17.878/2021 a Prefeitura do município regulamentou a concessão do abono com recursos de sobras do Fundeb, dando aos referidos recursos o destino previsto em lei, que é o pagamento de salários da categoria. Ocorre que foi efetuado desconto da assistência médica em ambas as parcelas, o que gerou dúvida entre os trabalhadores e trabalhadoras em educação.
 
A assessoria jurídica do Sintero analisou os descontos à luz da legislação tributária e da legislação local, concluindo que os referidos descontos são legais por se tratar “o abono” de verba salarial, e, portanto, tributável. O desconto de 9% sobre as verbas que compõem a remuneração está previsto na Lei Complementar municipal nº 841/2021.
 
O Sintero orienta ainda aos servidores e servidoras municipais que tiveram imposto de renda retido para que façam a declaração de imposto de renda no ano seguinte, incluindo gastos com saúde, educação, dentista, dependentes, entre outros, pois há casos na legislação em que o IRRF descontado pode ser restituído, em parte ou no total, dependendo da situação em que se enquadra o/a contribuinte. Lembrando que são isentos da declaração e do pagamento do IRRF os servidores e servidoras que receberam abaixo de R$ 28.559,70 durante o ano de 2021.

Fonte: Assessoria
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!