GUAJARÁ-MIRIM Rondônia

Operação Curaretinga vai além da luta contra crimes ambientais e tráfico

 


Em parceria com diversos órgãos federais e estaduais, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) desencadeou a Operação Curaretinga (Castanheira II), com ênfase ao combate delitos transfronteiriços e ambientais ao longo de 3.680 Km de fronteiras de responsabilidade da Brigada, ações que se desenvolveram no período de 6 a 10 recentes.

Paralelo com a ação fiscalizadora, a 17ª, como das vezes anteriores, ampliou o trabalho com a realização de atendimento médico e odontológico, além de momento cívico em escolas, atividade denominada Ações Cívico Social (ACISO), realizada nas localidades de Nova Mamoré, RO e na Terra Indígena Poyanawa, AC.

A Operação Curaretinga (Castanheira II) intensificou a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira sob responsabilidade da Brigada, nos estados de Rondônia e Acre, contando com ações fluviais e terrestres empregando um efetivo de aproximadamente 600 militares, além de 9 embarcações e 38 viaturas do Exército Brasileiro.

 

Participaram da “Curatinga” efetivos do Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Acre / 4º BIS); Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Rondônia / 6º BIS); e Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS).

Importante também foi a participação de instituições Federais, Estaduais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de Rondônia e do Acre, totalizando o efetivo de 96 agentes empregados, dentre os quais: Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Polícia Militar e Civil (PM/PC) dos estados do AC e de RO; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre.

 

Segundo nota da 17ª Brigada, “Dentre as ações realizadas destacam-se: Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), Postos de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU), Postos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu) e Patrulhas Motorizadas (Pa Mtz), além de inspeções em embarcações e veículos, bem como revistas em pedestres e ciclistas.

 

Como resultado, foram apreendidos: dragas, embarcações, motor de popa, combustível, equipamentos eletrônicos, além da apreensão de arma de fogo. A nota ainda destaca que “ao final da missão, as ações desenvolvidas pela Brigada Príncipe da Beira contribuíram para a manutenção do ambiente seguro e estável e a redução dos delitos transfronteiriços e ambientais. Além disso, foram consolidados os laços de amizade e confiança entre a Força Terrestre, Órgãos de Segurança Pública, Agências Ambientais e a população local”.

 Fonte: Assessoria








                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem