Após excursão conhecendo in loco a história de Rondônia e o aprendizado dentro de sala de aula, 150 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Guajará-Mirim (RO) apresentaram a conclusão do projeto “Caminhos da Conhecimento”.
![]() |
Comunidade escolar e geral prestigiou o evento |
Após
adquirirem conhecimento em sala de aula da História de Rondônia, alunos da
disciplina participaram de uma excursão em Porto Velho (RO) nos dias 13, 14 e
15 de maio do corrente ano, onde conheceram locais e fatos históricos, além de
pontos turísticos da história rondoniense. O projeto “Caminhos do Conhecimento”
trouxe um desafio para os alunos, desta vez passar o conhecimento que
adquiriram durante exposição realizada nesta quarta-feira (29) durante a tarde
e seguiu até a noite. Alunos da própria escola, pais e comunidade em geral
prestigiaram o trabalho dos alunos do 1º ano, marcado com maquete, cartazes,
imagens, objetos para ilustrar, contando com muita criatividade e até mesmo um
aluno vestido de Marechal Rondon.
De acordo com o professor de História de Rondônia e um dos idealizadores do projeto, Charliton Edson Gomes da Silva Brito, da disciplina História de Rondônia a partir deste ano foi inserida como grade para os 1º anos, tendo o total apoio da equipe gestora e dos colegas de trabalho deu o ponta pé inicial ao projeto visando levar os alunos aos locais históricos. “A novidade esse ano foi lançado no ensino médio a História Regional, trabalhamos em sala de aula alguns assuntos e o projeto, como nosso desejo era implementar e fazer com que os alunos se interessassem por eles para isso fomos a campo. Fizemos a teoria e fomos para prática, eles conviveram e conheceram pessoalmente os fatos históricos in loco. A nossa idéia era fazer com que eles conhecessem, posteriormente pudessem viver, conhecer e transmitir, a partir de aí fazer a exposição do conteúdo, expondo os conhecimentos adquiridos. A importância disso tudo é que desejamos que nossos alunos tenham senso crítico, conhecer, vivenciar e transmitir, os fatos históricos que estão presentes no dia-a-dia, mas se a gente não trabalha ele, ele fica esquecido. Isso foi muito gratificante, embora tenha sido um trabalho árduo, os alunos se demonstraram interessados com o conteúdo e pelo aprendizado, agora era o momento de eles transmitirem aquilo que eles vivenciaram presencialmente”, enfatizou Charliton.
![]() |
Professores Charliton e Carla Regina |
O projeto conta com a participação da disciplina de Língua Portuguesa, ofertada pela professora Carla Regina de Souza. “A importância do trabalho foi conhecer a história viva, in loco ou seja, fomos aos aos principais pontos turísticos de Rondônia que se encontra em Porto Velho, lá os meninos tiveram a experiência de conhecer de fato o que eles só viam na história e também a importância de poder ali reviver muitas coisas que aconteceram e ver que de fato que essas coisas que só estavam no livro fazem parte da história de Rondônia”, destacou a Professora Carla.
Ainda ressaltou a professora que a conclusão do trabalho foi a apresentação em prática o que vivenciaram e sentiram, falando a respeito dos pontos que eles viram e coisas que eles não conheciam. O trabalho foi exposto aos visitantes.
![]() |
Aluna Bruna Gabriele durante exposição |
“Com a inclusão da disciplina História de Rondônia, soubemos que teríamos uma viagem para conhecer melhor sobre a nossa história: Estrada de Ferro, Marechal Rondon, Jorge Teixeira e Museu, a gente ficou muito animada e queria saber mais. O que a gente não aprendeu em sala de aula, a agente aprendeu muito mais lá naquela viagem. Isso significou muito pra mim, porque eu já tinha escuto sobre o trem, sobre a história ainda não tinha entrado melhor na minha cabeça e com toda aquela história apresentada eu estou conseguindo falar sem ter que decorar nada. Foi uma experiência única, agora posso fazer as pessoas entender o que eu entendi também”, ressaltou a aluna do 1º ano Bruna Gabriele Gomes Moreira.
![]() |
Diretor do CTPM X, Major PM Felipe Fernandes |
“Tem sido
muito positivo esses projetos desenvolvidos por nossos professores, muitos deles
já tinham esse desejo de realizar esses projetos e agora com o Colégio
Tiradentes da Polícia Militar a gente está conseguindo dar o suporte para que
os alunos tenham de fato acesso a esse conhecimento. O trabalho de hoje é o nosso
segundo projeto, e outros virão sempre com essa exposição a nossa comunidade
escolar. São projetos que visam a quebra de paradigmas, nós sabemos que o nosso
público estudantil, principalmente após esse período pandemia que passou por
um período bem complexo, esses todos nós passamos, a idéia é trazer nossos
estudantes para esse tipo de atividade que vai mesclar ali o estudo e o
conhecimento adquirido, mas também com experiências diferentes na vida do nosso
público estudantil, sendo esse nosso maior objeto”, disse o diretor do Colégio
Tiradentes em Guajará-Mirim, Major PM Felipe Fernandes Cota de Araújo.
O diretor destacou positivo os projetos, onde comunidade escolar tem abraçado os projetos dos alunos. Ainda lembrou que há relatos de pais dos alunos sobre a importância desses projetos na vida dos mesmos.
Para este mês já tem marcada a viagem até Costa Marques, onde alunos irão conhecer o Forte Príncipe da Beira e toda a sua história.
Fonte: O MAMORÉ
Confira mais imagens: