Estudantes do IFRO alcançam boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio

O orgulho institucional do desempenho discente na prova é renovado a cada nova divulgação das notas.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 

No ano passado, as provas regulares foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, com 3.396.632 pessoas inscritas em todo o Brasil nas duas versões do exame (impressa e digital)


As notas no Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) estão sendo compartilhadas pelos estudantes com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).  O orgulho institucional do desempenho discente na prova é renovado a cada nova divulgação das notas.  No ano passado, as provas regulares foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, com 3.396.632 pessoas inscritas em todo o Brasil nas duas versões do exame (impressa e digital).

O formulário de retorno dos alunos do IFRO para as notas do último Enem está disponível neste link. Dois alunos compartilharam que receberam 980 na prova de Redação. Rafael Vinícius da Silva Santana que concluiu o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Guajará-Mirim destaca o ensino de qualidade dos docentes de matemática e português. “Principalmente português, pois a Professora Enísia Soares fazia os discentes fazer uma redação por semana”. Já em Matemática e suas Tecnologias ele tirou também uma boa nota, alcançando 721.7.

Do Campus Cacoal/Técnico em Agropecuária, Maykon Magno de Oliveira Galon diz estar extremamente realizado com o resultado: “é muito satisfatório ver que todo o esforço vale a pena. O IFRO foi o que deu início a todo esse processo, pois graças a vários profissionais docentes da instituição, como a Professora Jackline Altoé, que me fez ver que a redação é apenas ‘uma receitinha de bolo’, consegui aprimorar meu desenvolvimento textual e, consequentemente, atingir esse resultado. Pretendo realizar o Enem nesse ano novamente, para melhorar minha nota nas outras áreas, já que o curso que quero fazer exige uma média alta, entretanto, devido ao IFRO, a redação já não é mais uma grande preocupação na minha preparação desse ano para o Enem”.

A missão do IFRO é “promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”, por isso a nota no Enem sempre é um exemplo extra dos frutos colhidos pelo Instituto.

Segundo o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues, o IFRO promove uma educação priorizando a formação integral dos seus alunos, preparando-os para o mundo do trabalho, “de forma que formamos um profissional preparado para se inserir no mercado, porém, ele está apto também, para acessar outros níveis de ensino, e isso fica evidenciado nos resultados que os nossos alunos obtêm no Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM”.

E para o Professor de Língua Portuguesa do Campus Porto Velho Calama, Marcos Neves “esses resultados são frutos da perseverança dos discentes.  No início do projeto há um grande número de participantes e com o tempo ficam os persistentes do IFRO e de outras escolas. Os resultados gratificam e nos desafiam a melhorar ainda mais”.

Bons resultados

A estudante do Técnico em Edificações do Campus Porto Velho Calama, Larissa Nana Vitória Rodrigues Alves, tirou 960 na Redação (e na média de todas as provas está com 712 pontos). “Muito grata ao IFRO, mesmo estando formada tive apoio do Professor Marcos, que é extremamente maravilhoso com redação”, afirma.

Quatro estudantes tiraram 940 na Redação. Paulo da Silva Freitas Rocha (Porto Velho Calama/Eletrotécnica), Evelyn Custódio de Oliveira (Ji-Paraná/Informática), Geovana Signorelli Beatto e Bianca da Silva Moreira (Colorado do Oeste/Agropecuária). Giovana escreve que se sente feliz com o resultado: “é sinal de que meu esforço, em conjunto com o IFRO, foi recompensado”.

Também do Campus Colorado, Bianca fala do orgulho em ter estudado na instituição.  “Sinto gratidão por todos os professores que tive, que muito além do preparo para a prova do Enem também se preocupavam com nossos caminhos como futuros profissionais, seja da área de T.A. ou de qualquer outro caminho que escolhemos seguir. Agradeço também ao Professor Warley, de Língua Portuguesa do terceiro ano, por todo seu empenho em nos ensinar como melhorar nossos textos para que a nota possível para a realização de sonhos através do ensino superior fosse possível. Também agradeço a todos os professores que fizeram parte desse caminho e ao IFRO por todas as oportunidades que apresenta e toda a maturidade que adquirimos no processo. Ademais, acrescento que me sinto feliz pelos meus resultados obtidos durante o Enem e acredito que todos deveriam ter acesso ao ensino de qualidade e gratuito, assim como o ofertado pelo IFRO e por outras instituições de ensino”, comenta.

Do Campus Ji-Paraná, Evelyn Oliveira descreve ser “muito gratificante saber que todo meu esforço valeu a pena e agora eu estou vendo os resultados, felicidade transborda no coração”. E Paulo Rocha do Campus Calama completa que se sente bem satisfeito, “eu estava focando mais no técnico do que no Enem, considero que tirei boas notas, sobretudo na redação, o IFRO ajudou muito com excelentes professores e programas de ensino como o Pré-Enem, fora os colegas de turma que ajudaram também”.

Mais quatro egressos compartilharam que tiraram 920 na Redação do Enem. “O papel do IFRO foi me proporcionar professores competentes (com doutorado ou mestrado) para me ajudar alcançar meu objetivo”, avalia Emanuele dos Santos Souza (Ariquemes/Alimentos). Já para João Vitor de Souza Cruz, também do Campus Ariquemes (Técnico em Agropecuária) a nota ainda poderia ser melhor. “Sobre o resultado da redação, conseguiu suprir minhas expectativas parcialmente, pois ainda achei que conseguiria bem mais”, afirma.

A mesma avaliação é de Wilson Junior Feliciano do Técnico em Agropecuária/Campus Colorado do Oeste, que diz ter ficado muito feliz pelo resultado obtido, “apesar de não ter sido uma nota ótima, acredito que aprendi muito além do conhecimento necessário para realizar o Enem, me preparou para a vida”. Formação que foi realçada por Geovanna de Souza Bastos (Ji-Paraná/Química): “o IFRO me preparou muito para a vida acadêmica”.

O formulário criado pela Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO) recebeu 9 respostas com nota 900 na Redação. Entre as que alcançaram essa nota estão os egressos do Campus Ji-Paraná Poliana Ribeiro Soares (Técnico em Química),  Gabriel Abreu Furtado (Química), Isabelly Cristina de Souza Ferreira (Informática) e Rebeca Lucena Soares da Silva (Informática). “Satisfeita com o resultado da redação, mas poderia ter me saído melhor nas outras matérias. O IFRO foi essencial para esse resultado, pois foi a minha primeira vez realizando a prova e ter esse resultado, mesmo não sendo notas tão altas. E minhas expectativas são boas em relação à faculdade, acredito conseguir o que desejo”, fala Isabelly.

Rebeca resume: “meu eterno agradecimento a todos os servidores do Instituto Federal de Rondônia, pois eles fazem os sonhos de muitos jovens virarem realidade”. E Gabriel, na média geral está com 749.22 pontos (suas outras notas foram 682.8 em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 645.4 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 680.8 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e 837.1 em Matemática e suas Tecnologias). “O IFRO me ajudou muito a decidir qual o curso superior que eu iria seguir em 2023 e também a engrandecer meu conhecimento para um melhor desempenho em vestibulares, além de aprendizados que levarei para a vida toda”, diz o aluno.

Do Campus Guajará-Mirim, Laís Alícia Felix Barroso (Informática) explica que o “IFRO foi fundamental pelas minhas notas e pelo que sou hoje, sou grata a todos os professores especialmente ao Professor Gilberto que dedicou todo o seu tempo ensinando a estrutura da redação aos alunos!”. E para Shakira Gabriele Eguigenes Dantas (Guajará-Mirim/Biotecnologia) o Instituto foi de grande importância em seu desempenho no Enem 2022, “pois os conhecimentos adquiridos durante o curso integrado me possibilitaram obter tais notas, em destaque na redação”.

Segundo Sabrina Oliveira Lima (Colorado do Oeste/Agropecuária), “é muito gratificante me deparar com esse resultado, pois eu não achava que tinha capacidade para fazer uma redação com essa nota. Mas com os meus esforços, os ensinamentos e técnicas do Professor Warley Jose Campos Rocha (de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) que consegui ir bem na redação, porque com toda sinceridade, só aprendi fazer redação no terceiro ano do ensino médio”.  

Não só os alunos de cursos integrados conquistaram boas notas. Gustavo Gonzaga de Moura cursou no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte o Técnico em Administração, na modalidade concomitante ao ensino médio, enquanto cursava o ensino regular em outra unidade de ensino. Sobre o IFRO ele cita que “foi excelente, para aumento do meu repertório”.

Exame Nacional

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. Desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à Educação Superior.

Em 2022, no primeiro dia de prova, além da redação, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. E no segundo dia, os participantes fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.

Fonte: Assessoria


Chegou agorinha em GUAJARÁ-MIRIM, a novidade de 2023.



Isso mesmo, se você queria fazer AGRONOMIA...Chegou a SUA HORA. E a UNOPAR é o lugar certo. Acabou de chegar e você pode ser a primeira pessoa a se inscrever.

Aceita o desafio?

Matrícula por apenas R $59,00.


Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.








                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi



Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!