O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar-RO) recebeu pela segunda vez a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Nova Mamoré, em reconhecimento à sua valiosa contribuição e serviços prestados à Agropecuária. O certificado de agradecimento foi entregue ao Superintendente do Senar, Elmerson Lira, e ao Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Mamoré, Natã Feliciano, durante uma sessão solene realizada na última segunda-feira (17/10). A homenagem também enfatizou a parceria fundamental entre o Senar e o Sindicato.
Elmerson Lira recebeu essa homenagem como um gesto de apreço pela atenção especial dada à população de Nova Mamoré ao longo dos anos, beneficiando-a com uma ampla variedade de cursos de capacitação para trabalhadores rurais e urbanos, além de assistência técnica gerencial prestada pelas equipes do Senar. “Com muita alegria que recebemos essa homenagem que é singela, mas de valor inestimável. Agradecemos a todos os vereadores da casa que aprovaram a homenagem, assim como a população do município de Nova Mamoré, pelo reconhecimento do nosso trabalho”, discursou o Superintendente do Senar.
O Senar Rondônia tem desempenhado um papel transformador na vida dos rondonienses, oferecendo qualificação e oportunidades tanto para habitantes rurais quanto urbanos. Através de seus cursos, treinamentos e Assistência Técnica Gerencial (AteG), tem capacitado e incentivado o empreendedorismo rural, resultando em uma produção melhor, aumento de renda e melhor qualidade de vida.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Um exemplo notável é o município de Nova Mamoré, que se destaca como o maior produtor de leite de Rondônia, com uma média de 124 mil litros por dia. Através do programa AteG, os pecuaristas locais estão adotando tecnologias para melhorar a produção, aumentando assim a rentabilidade e destacando o potencial dessa cadeia produtiva.
Com cerca de 30 mil habitantes, o agronegócio é a principal atividade econômica de Nova Mamoré, com três cadeias produtivas ativas atendidas pelo Senar: pecuária de leite, pecuária de corte e, mais recentemente, piscicultura. Para o futuro, está prevista a implantação da cadeia de grãos (milho e soja) em 2024, para beneficiar pequenos e médios produtores.
Parceria com o sindicato
Além disso, o programa ATeG do Senar na região é realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, abrangendo as três cadeias produtivas mencionadas. Há planos de expandir para incluir a cadeia de grãos e continuar promovendo avanços, especialmente para os pequenos produtores na região. O Superintendente do Senar expressou a intenção de abrir novas cadeias produtivas na área de atuação para continuar impulsionando o desenvolvimento na região.
“Com tantos resultados positivos, estamos planejando a abertura de novas cadeias produtivas na região para continuar proporcionando avanços principalmente aos pequenos produtores”, destacou o Superintendente do Senar.
UNOPAR OFERECE: