Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Evento marca os 36 anos do Museu Municipal. Local guarda parte da história de Guajará-Mirim

O ato aconteceu na noite da última sexta-feira, 22, no pátio do Museu.

No dia 22 de dezembro de 1980 foi realizada a inauguração da primeira sala do Museu de Guajará-Mirim. O evento contou com a presença ilustre do então governador do Estado de Rondônia, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira.
Decorridos 36 anos, o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim brindou o público presente com uma solenidade que marcou a entrega de títulos de Mestre Tradicional de Guajará-Mirim à pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação nos campos literário, cultural e turístico. O ato aconteceu na noite da última sexta-feira, 22, no pátio do Museu.

 Integrantes da Banda de Música do 6º BIS abrilhantaram o evento, que contou com a exposição fotográfica do profissional Vitor Augusto Maia e apresentação da Igreja Metodista Wesleyana.
O Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim funciona no prédio histórico da Estação de Trem da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e objetiva a valorização da dignidade humana, a promoção da cidadania, o cumprimento da função social da Administração Pública, a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural, a universalidade do acesso, o respeito à diversidade cultural e o intercâmbio institucional.
As instalações do Museu Municipal abriga também o Memorial do Seringueiro, que é denominado “Seu Manduca”, que nasceu de uma iniciativa do Governo Municipal para reconhecer e valorizar esse importante personagem da história do município de Guajará-Mirim.

Homenagens foram realizadas pela Semcet.
 A despeito do personagem do seringueiro, o professor municipal da área ribeiranha, João Vargas Bejarano, que trabalha na localidade de Margarida, no Rio Pacaás Novos, e que também é cantor e compositor, compôs uma música que já apresentou em festivais na cidade, denominada “Sou Seringueiro Sim Senhor”, cujos versos destacam: “Sou seringueiro e pioneiro deste chão que você pisa... A minha história se fundamenta no crescimento deste rincão brasileiro... Por favor, tenha respeito... Sou seringueiro sim senhor... Caboclo guerreiro de valor...”

Fonte: Divisão de Comunicação da PMGM

Fotos: SEMCET
Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714