Coluna Almanaque: O MELHOR JOGADOR DO MUNDO

Por Fábio Marques
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 



Por Fábio Marques

A Argentina de Leonel Messi é tricampeã mundial de futebol. Se fez justiça ao futebol bem jogado, com amor à camisa, vontade e coragem. O mundo do futebol tinha uma dívida com o maior jogador do mundo. Agora esta dívida está saldada.
Mas na verdade quem foi o melhor jogador do mundo? Messi ou Pelé? Nas discussões de boteco, ufanistas não aceitam reconhecer que Messi é muito superior a Pelé. E Messi é muito mais jogador que Pelé porque joga muito mais que Pelé. Mas para aqueles que se recusam dar a mão à palmatória, passarei alguns fatores que poderão ajudá-los a discernir de maneira crítica e separar as emoções da compreensão.
Pra começar, acho uma afronta a minha inteligência a torcida do Pelé apelar para o argumento dos 1238 gols e das três copas do mundo, e que para Messi se consagrar como o melhor do mundo, primeiro tinha que reverter estes cálculos. Estas pessoas tagarelam sem levarem em consideração tanto a época como as circunstâncias em que se atingiu estes números. Primeiro: Messi é o melhor jogador do mundo, embora não seja culpado pelo fato da Argentina não ter tido conjunto para faturar os outros mundiais que disputou. Segundo: Se for para colocar o número de gols como parâmetro para melhor jogador, teremos que observar que Roberto e Romário fizeram juntos seiscentos gols a mais que Zico do Flamengo e apesar de ser vascaíno, reconheço de maneira humilde que Zico foi muito mais jogador que os dois ex-atacantes de São Januário.
Outra coisa: assisti no You Tube o reprise do jogo Brasil e Itália valendo o título de 1970 e não consegui ver porra nenhuma no Pelé. Nada de excepcional. Está muito aquém de Messi. Naquele tempo a corrida média de Pelé era de três, quatro quilômetros por jogo. Messi corre 10 quilômetros todos os jogos fazendo marcação e jogando como craque, com muita agilidade, conclusões precisas e um futebol sem firulas ou exibição para as câmeras.
Acontece que até a Copa em que o Brasil conseguiu sagrar-se tricampeão, o esporte bretão não passava de futebol vira-lata, do improviso. O futebol jogado pelo camisa 10 da Argentina é futebol com pedigree. Sui generis. Puro “contatos imediatos do terceiro grau”.
Pra encerrar: Arantes Edson “Pelé” se consagrou em peladas contra o Comercial, Juventus, Noroeste, Francana e Taubaté. Messi é obrigado a encarar todos os anos pelo Champeons League pedreiras como o Chelsea, Manchester, Liverpool, Bayer de Munique, Real Madri e Ajax Amsterdã. Pelé distribuía porrada a torto e a direito, já fraturou pernas de adversários e recebeu inúmeros cartões vermelhos. Messi é um gentleman dos gramados. Pega suas porradas e fica na dele, não reclama dos seus oponentes e nem da arbitragem. Aliás, não dá um pio sequer. Messi é humilde. Pelé é arrogante e fala muita besteira.
Sei que muita gente vai cair matando de pau em cima deste escriba. Não tem problema. Independente das convenções vigentes, esta é a minha honesta opinião.

*O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.

Chegou agorinha em GUAJARÁ MIRIM, a novidade de 2023.



Isso mesmo, se você queria fazer AGRONOMIA...Chegou a SUA HORA. E a UNOPAR é o lugar certo. Acabou de chegar e você pode ser a primeira pessoa a se inscrever.

Aceita o desafio?

Matrícula por apenas R $59,00.


Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!